sábado, 16 de outubro de 2010

Resenha - Academia de Vampiros (Primeiro Livro)

   Por causa do meu post anterior, vou postar agora uma resenha do primeiro livro da série Academia de Vampiros, de Richelle Mead.
   Antes de mais nada, deve-se ter em mente que, na história, existem três tipos diferentes de vampiros:
Moroi: São vampiros mortais. São filhos de Moroi com Moroi. Eles precisam de sangue para sobreviver, mas em pouca quantidade, um tanto que não mata pessoa alguma. Eles são sensíveis a luz do sol: não queimam, apenas ficam fracos e por isso fazem tudo durante a noite. São a raça 'pura'. Todos tem 'poderes', sobre um dos elementos: Terra, Ar, Fogo e Água; E raras pessoas tem o poder do Espírito. Até o quinto livro, são conhecidas apenas sete pessoas em toda a história.
Dhampir: São filhos de Moroi com Humano ou Moroi com Dhampir. São mais fortes e não precisam de sangue.  Também não são são sensíveis a luz do sol  e são mortais. Nascem para servirem de guardiões para os Morois. Não tem poderes. São uma raça 'mestiça'.
Strigoi: Não nascem, são criados e imortais. Para se tornar um Strigoi, deve-se trocar de sangue com um Strigoi, ou Morois podem tomar todo o sangue de uma pessoa. Não suportam a luz do sol. Quando um Moroi se torna Strigoi, perde sua magia.
   O livro conta a história de Rose Hathway, uma garota Dhampir que estava treinando na Adademia St. Vladimir para ser guardiã de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, um Moroi da realeza. As duas possuíam uma ligação que nem mesmo elas entendiam. Por essa ligação, Rose sabia tudo o que Lisa pensava, e as vezes entrava, sem querer, na mente dela de uma maneira tão forte que via e sentia o mesmo que Lissa.O livro começa com as duas sendo capturadas e voltando para a St. Vladimir, da qual haviam fugido a dois anos, por motivos conhecidos apenas por elas. Por ter perdido dois anos, Rose corria sério risco de não se formar a tempo de se tornar guardiã de Lissa, algo que ela nem poderia imaginar. Então o Guardião Dimitri Belicov da a ideia de Rose receber aulas extras antes e depois das aulas para poder alcançar a sua turma. E resolve-se que ele seria o professor particular de Rose. E como punição, Rose só pode sair de seu quarto no dormitório das Dhampirs para ir estudar, não teria mais nenhum contato social fora este. Para ficar com Lissa, Rose acaba aceitando estas condições.
   E das aulas particulares com Dimitri, acaba surgindo um amor proibido entre os dois, algo que Rose não queria admitir nem mesmo para ela, e acaba não admitindo para Lissa também. Mas apesar de a volta à Academia ter sido tão boa para Rose, apesar de não poder ter uma boa vida social, não estava fazendo bem nenhum a Lissa. Ambas começaram a reparar que ela estava andando um pouco deprimida ultimamente, e que algumas vezes ate se cortou. Mas a depressão de lisa não era nada comparada ao que se tornou quando, derrepente, animais mortos, ou quase mortos, começaram a aparecer no dormitório de Lissa. E é ai que começam a descobrir que, diferentemente do que todos, até mesmo Lissa e Rose, pensavam, Lissa tem poderes também. E esse poder é o poder do Espírito, algo até então desconhecido, e que permite que Lissa possa curar as pessoas, mas que a deixa deprimida a cada vez que usa, e assim ambas preferem manter em segredo esse dom, para que as pessoas de caracter ruim não acabem maltratando Lissa para obtê-lo. Porem, também tem mais alguém que sabe desse dom e esse alguém é capaz até mesmo de feri-la para obter a cura de Lissa.
   O livro é maravilhoso! Mas eu sou um pouco suspeita a falar, pois sou fã da série. No Brasil existem os dois primeiros livros, mas nos Estados Unidos já foram publicados cinco, e o sexto sai em Dezembro.


Características do Livro
Autor: Richelle Mead
Título Original: Vampire Academy
Título Português: Academia de Vampiros - O Beijo Das Sombras
Ano: 2009
Editora: Nova Fronteira
Número de Paginas: 320

4 comentários:

  1. gostei *-* eu to querendo ler esse livro a muito tempo, mas ainda não tinha visto uma resenha boa que me convencesse a fazer isso. a sua conseguiu, ta muito boa *-*
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Série perfeita!
    Uma da minhas favoritas.
    Estou super anciosa por "Last Sacrifice"
    Thanks pela visita ao meu blog

    Bjsss
    Ni!
    Blog "Faz Parte..."

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo a hora de ler o próximo^^

    http://pausaparaaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também estou esperando por LS. :)
    Obrigada por comentarem,
    Beijos'

    ResponderExcluir