s A Menina Que Roubava Livros, do autor Markus Zusak, conta a história de Liesel Meminger, uma garotinha de 9 anos que faz uma viagem, junto com seu irmão mais novo e sua mãe para uma família que os iria adotar, em Molching, na Alemanha nazista. Porém, no meio da viagem, seu irmão tem um ataque de tosse e acaba morrendo. Essa é a primeira vez que a garota encontra a morte. Então eles descem antes da hora, para que possam enterrar o garoto. Quando estavam voltando para a estação, Liesel encontra um livro jogado na neve, ela o pega, como uma recordação da ultima vez que viu seu irmão. Esse é o primeiro livro que Liesel Meminger rouba.
A garota então vai para a casa de seus pais adotivos, Rosa e Hans Hubberman e durante muito tempo ela se recusa a conversar ou tomar banho. Só quando o seu novo pai, Hans, se junta a ela no banheiro, e lhe ensina a enrolar cigarros, é que a garota começa a a conversar e toma o seu primeiro banho. Hans e Liesel acabam se tornando grandes amigos. A garota também começa a se associar mais com as outras pessoas, como Rudy Steiner, seu vizinho, que em todas as oportunidades que tinha pedia um beijo a garota, que se negava fortemente a fazê-lo. Eles acabam se tornando melhores amigos. Apesar de sua vida já ter melhorados bastante, e ter se acostumado a brava mamãe e a mudança de vida, ela sempre se lembrava de seu irmão e sentia saudades, tendo até mesmo pesadelos com a morte deste, que sempre a faziam acordar aos berros durante a noite, e era sempre o papai que ia ao seu encontro para lhe fazer companhia e ajudá-la a dormir novamente. Uma noite, depois de um pesadelo, acabou fazendo xixi na cama, e Hans, ao retirar o lençol, descobriu um livrinho. A partir desse dia, todas as noites, assim que Liesel acordava de um pesadelo, ambos começavam as suas aulas noturnas, onde o papai ensinava a garota o pouco que sabia e a ajudava a ler seu primeiro livro, 'O Manual do Coveiro', o seu primeiro roubo.
Assim que terminaram 'O Manual do Coveiro', Liesel ganhou mais livros, e roubou mais outros. Mas acima de tudo, a vida estava tranqüila na rua Himmel. Até que um estranho visitante entra na cozinha da casa da garota, para ficar. Max Vanderburg, o judeu. A garota, de primeira vista, não simpatiza muito com o homem, mas com o tempo, ambos acabam por se tornarem grandes amigos, principalmente pelo fato de que ambos sempre tinham pesadelos que os faziam acordar durante a noite. Mas, durante uma Alemanha de Hitler, ter um judeu no porão não é uma boa coisa.
A história é realmente emocionante. E o que torna a história mais incrível o o fato de que a Morte a conta, pelo seu fascínio pela garota que encontrou três vezes, mas que por três vezes não a levou. O modo como Zusak conta a história é único. Ele não mantêm o mistério, como a maioria dos autores. Pelo contrário, ele cita algumas coisas no meio do livro que só iriam acontecer no final. Isso, ao contrário do que se pode imaginar, aumenta ainda mais o mistério do livro. Excelente.
Características do Livro
Autor: Markus Zusak
Título Original: The Book Thief
Título Português: A Menina Que Roubava Livros
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Número de Paginas: 383
Não gostei do livro. A escrita é cansativa.
ResponderExcluirMesmo assim eu parei na página 123. Algum dia devo voltar á ler. A sua resenha com certeza me animou muito! *-*
Mari
Baunilhacomcafe.blogspot.com
Aiin Bruna, falaram muito desse livro para mim, mas quando comecei a ler achei muito chato, sem graça, então abandonei.
ResponderExcluirSua resenha é muito boa mas não acho que vou voltar a ler.
Beeijoo
Jaine - Little Things
(little-things-for-you.blogspot.com)
Este livro é ótimo!
ResponderExcluirrecomendo!
É um dos meus favoritos!
estou seguindo seu blog!
entra no meu blog também!
http://plift.blogspot.com/
=)
Ele é um dos meus livros favoritos!
ResponderExcluirNo fim chorei o equivalente a um mes... Hahahah
Adoro a Liesel e o Rudy é um dos meus melhores personagens!
Adorei a resenha
Grande Beijoo
Eu gostei MUITO da narrativa, mas achei que nao teve um enredo, uma historia. Ele escreveu muito bem uma história "meia-boca", por isso nao é, nem de longe, um dos meus preferidos, hehe
ResponderExcluirBeeijos
Rapha - Doce Encanto
AAAAAH, eu AMO esse livro, hahahaha!
ResponderExcluirtodo mundo fala da leitura dificil, pesada e etc, mas eu não achei taaaanto assim...
muita gente fala muito e tal, mas foi um livro que eu, particularmente, adorei!
Gostei da resenha, parabéns! *-*
Ai, Bruna, já tentei ler esse livro 2 vezes e não consegui. Todo mundo me diz pra tentar de novo pq vale muito a pena. Bem, ele está aqui na estante... uma hora, quem sabe? rsrs
ResponderExcluirBeijos!
Adoro esse livro! Ganhei-o no meu aniversário de 15 anos! Nunca hei de esquece-lo!
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Ótimas dicas!
bjus
http://lolisprincess.blogspot.com/
Eu amooo esse livro!
ResponderExcluirEu também no início achei um tédio a leitura e passei um ano para recomeçar a lê-lo... como me arrependo. Acho a narrativa usada por Zusak simplesmente muito inteligente!
Choooorei horrores rsrsrs
Beijos
P.S. Fiz resenha dele também lá no blog
alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com
Eu ainda não li, mas morro de vontade de ler.
ResponderExcluirSó me falta tempo! =S
BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros
Fico feliz que tenham gostado da resenha! haha'
ResponderExcluirantes de ler eu só tinha ouvido coisa boa sobre ele. Ai eu ganhei de presente e fui ler. Na verdade, o livro não prende muito. É cansativo e o começo e bem monótono, mas o final foi ótimo! Vale muito a pena.
Beijos'
Oi Bruna!!!! Estive aqui!! Beijos!!Regiane
ResponderExcluirGente!!! Adorei o livro. Só o fim que não entendi muito bem. Ela se casa com Max?
ResponderExcluirNo começo é meio chato mesmo, mas quando vai chegando no meio do livro a história fica bem interessante e você quer ler mais e mais, e no final é impossível vocês não chorarem. Eu chorei rios rs' livro ótimo,o meu favorito até agora !
ResponderExcluir