sábado, 27 de novembro de 2010

Resenha - A Arte De Correr Na Chuva

    A Arte de Correr na Chuva é um livro de Garth Stein, e o que o livro possui de mais emocionante é que a história é contada do ponto de vista de um cachorro, o adorável Enzo. Em seu leito de morte, Enzo resolve reviver cada momento de sua vida. Ele conta desde quando era um filhotinho, e Denny o escolheu. Desde então, ele e seu dono se tornaram amigos inseparáveis. Denny, que era um jovem piloto de corrida, estava sempre assistindo a corridas na TV, sendo elas ao vivo ou pelas fitas de vídeo. E Enzo acabou se apaixonando pela corrida também. Sempre que seu dono saia de casa, para trabalhar ou qualquer outra coisa, deixava a televisão ligada, para que Enzo pudesse assistir as corridas ou documentários.
    Por cerca de um ano viveram apenas os dois, até que Denny arrumou uma namorada, Eve. Eve e Enzo tinham uma relação engraçada: um não brigava com o outro, mas não se amavam. Eles meio que ressentiam ter que dividir a atenção de Denny. Mas conviviam muito bem juntos. Eve e Denny se casaram, e então, Eve ficou grávida e quando Enzo tinha dois anos, a criança nasceu. Zoë. Como Denny, tinha que trabalhar, e as vezes conseguia correr em algumas corridas, era sempre Enzo que ficava ao lado de Eve.
    A vida deles continuou tranquila até que Eve começou a ter dores de cabeça terríveis, que a faziam berrar e cair onde estivesse. Se alimentava muito mal, e assim começou a ficar magra e fraca. Eve não queria ir ao médico e dizia que um remédio só iria mascarar sua dor. Eve tinha um tumor e ela acabara morrendo. Com a morte de Eve, os Gêmeos, como Enzo costumava chamar os pais de Eve, tentaram de todas as formar conseguir a guarda de Zoë. Processaram Denny e fizeram da vida dele um inferno. Até mesmo conseguiram fazer com que a garotinha não pudesse mais visitar o pai, e o único que estava lá, para dar apoio a Denny era Enzo.
    A história é super emocionante. Um livro que me fez chorar desde o início. Enzo se mostra muito inteligente, e ele faz tudo para ajudar seu dono, Zoë e Eve. Um companheiro para todos os momentos. E além disso, ele sabe tudo sobre corridas, e esta sempre falando sobre elas. O livro é como uma homenagem para o nosso grande Ayrton Senna. O nome do livro se dá, principalmente, pela habilidade de Denny de correr bem até mesmo na chuva, ou até melhor. Algo que compartilha com Ayrton.

  "Na Mongólia, quando morre um cachorro, ele é enterrado no alto de uma montanha para que as pessoas não possam andar sobre o seu túmulo. O mestre do cachorro sussurra no ouvido do cão o seu desejo de que ele volte como homem na próxima vida. [...] antes de reencarnar, a alma do cão é liberada para viajar pelo país, para correr pelas planícies do deserto durante todo o tempo que quiser.[...]
  Nem todos os cães voltam como homens, eles dizem; só os que estão preparados.
  Estou preparado."


Características do Livro
Autor: Garth Stein
Título Original: The Art of Racing In The Rain
Título Português: A Arte de Correr na Chuva
Ano: 2008
Editora: Ediouro
Número de Paginas: 304

Um comentário: