segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Resenha - Percy Jackson e os Olimpianos (Primeiro Livro)

    Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros infantis/juvenis criado pelo autor Rick Riordan, tendo como título do primeiro exemplar O Ladrão de Raios. O livro conta a história de Percy, um garoto de doze anos que vive com sua mãe e um padrasto que odeia, Gabe, em Nova York. Percy sofre com dislexia e transtorno de déficit, o que em parte é o grande motivo do garoto estar sempre mudando de escola, ele está sempre causando problemas. Até que, certo dia, em uma excursão no Museu Metropolitano de Artes, ele acaba causando problemas, tentando ajudar seu amigo, Grover Underwood, e fica muito encrencado com a professora, sra. Dodds, que não gosta nem um pouco dele, e pede que ele vá para uma sala reservada para os dois conversarem.
    Ao chegar nessa tal sala, ele não encontra a professora inicialmente, até que, de repente, um ser sobrenatural, conhecida por ser uma das fúrias de Hades - deus dos mortos - aparece voando em sua direção. Percy fica desesperado, então seu professor, sr. Brunner, o joga uma caneta e manda que tire a tampa. Ao fazê-lo, a caneta se transforma em uma espada, a ContraCorrente, e ele mata a professora, ou fúria. Ao perguntar sobre o que havia acontecido ao seu professor, que já estava la fora quando saiu, o professor diz que não saiu de la, e que nada daquilo havia acontecido, mesmo Percy insistindo que havia.
    Logo depois disso, não podendo mais evitar, sua mãe lhe diz que ele teria que ir a um acampamento para pessoas como ele, sem dizer mais nada. E o mais estranho é que seu amigo Grover, vai junto, e aparentemente, sua mãe e ele já se conhecem. Porém, no meio na viagem são atacados por um Minotauro, e então Grover revela ser um sátiro, e os três começam a correr para salvas suas vidas, pois atravessando a colina, entrariam na proteção do acampamento, e estariam a salvo. O único problema é que o Minotauro consegue pegar a mãe de Percy, e achando que ela havia morrido, o garoto mata o Minotauro utilizando o seu próprio chifre.
    No acampamento Percy descobre a verdade sobre si mesmo, que ele é, na verdade, filho de um Deus com um mortal, que no caso seria a sua mãe, fazendo dele um semi-deus. Mas apenas mais pra frente é que ele descobre que Deus na verdade é o seu pai, e qual a gravidade disso. No acampamento ele também conhece pessoas como Annabeth Chase, filha de Atena, e Luke, filho de Hermes. E por ser o culpado de ter roubado o Raio de Zeus, ele entra em uma perigosa jornada com Grover e Annabeth para provar a sua inocência e devolver a Zeus o que lhe foi roubado.
    O livro é muito bom. Ele é interessante, pois aborda muito sobre a mitologia grega, que eu acho maravilhosa. E também carrega toda aquela inocência de um livro infantil, o que traz ao livro um charme todo especial. Indicadérrimo!


Características do Livro
Autor: Rick Riordan
Título Original: Percy Jackson & the Olympians - The Lightning Thief
Título Português: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Ano: 2005/2008
Editora: Intrínseca 
Número de Paginas: 385

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Bruna! Assisti o filme e amei! Em breve, estarei lendo os livros da saga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Own, eu tenho o primeiro... mas é a segunda edição. Fico pensando em comprar o primeiro só pra ser colecionadora! Beijoka :3

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por lerem e comentarem. *-*
    Beijos'

    ResponderExcluir