terça-feira, 2 de novembro de 2010

Resenha - Ciclo da Herança (Terceiro livro)

    O terceiro livro do Ciclo da Herança, do autor Christopher Paolini, tem o nome de Brisingr. O livro começa com Eragon partindo com Saphira e Rohan para Helgrind, uma montanha onde os Ra'zac se escondem, atrás de Katrina. Lá, Eragon acaba encontrando o pai de Katrina e traidor, Sloan, cego dos dois olhos. Eragon decide fingir que não tinha ninguém mais no lugar, com exceção de Katrina e ajuda seu primo a tirá-la de la. Porém, quando chegam até Saphira, que ficou na entrada na caverna, encontram com os Ra'zac, e Eragon manda Rohan e Katrina montarem em Saphira e voltarem para os Varden, que são as pessoas que lutam contra Galbatorix e vivem em Surda. Saphira não aceita, mais acaba indo.
    Quando todos tinham ido embora, Eragon volta e procura do último Ra'zac que estava na caverna, que também é o último de sua espécie. Ele o encontra e exige saber dos planos de Galbatorix. Depois de uma certa luta, Eragon volta até Sloan, joga nele um feitiço para que fique desacordado até que ele queira o contrário, e o leva nas costas montanha a baixo. Quando finalmente chegam ao solo firme, Eragon, exausto, arruma comida e abrigo para os dois passarem a noite e descansa. Quando Sloan acorda, Eragon explica algumas coisas à ele e depois o faz prometer na Língua Antiga, que é irreversível, que irá para Ellesméra e nunca mais sairá de la. Depois Eragon volta a pé, e correndo para Surda. Mas, por ser muito longe, mesmo correndo com uma velocidade élfica, ele demora, e preocupada, Arya vai ao seu encontro.
    Quando finalmente Eragon chega à Surda, tem de lutar com Murtagh e o Exército de Galbatorix. E descobre que Rohan foi enviado para a batalha em outro lugar, onde supostamente os homens de Galbatorix estavam acampados. Depois disso, quando Rohan finalmente volta para Surda e os dois tem tempo de conversar, Rohan diz a Eragon em segredo que quer se casar com Katrina o mais rápido possível, e em parte isso é pelo fato dela estar grávida. Eragon faz o casamento dos dois no meio dos Varden, com uma cerimonia encantadora, presente de Nasuada. Depois, Eragon vai secretamente para Farthen Dûr, a cidade dos anões, ajudar a coroar um novo rei, pois este havia morrido em guerra.
    Depois, Eragon e Saphira voltam para Ellesméra para dar continuação ao seu treinamento, e acabam descobrindo coisas sobre o passado de Brom, Galbatorix, a fonte do poder deste e quem eram os verdadeiros pais de Eragon. Depois Eragon vai até Rhunon, uma das elfas mais antigas do lugar e a ferreira que forjara todas as espadas de Cavaleiros de Dragões. Eragon pede que ela faça uma espada para este, mas ela nega, dizendo que fez uma promessa na Língua Antiga e não poderia forjar outra. Diz também que o material que usava havia acabado. Eragon, em desespero, vai até a árvore Menoa , a árvore mãe da floresta dos Elfos, e lá descobre o ultimo pedaço de Aço Luz, o material usado para forjar as espadas de Cavaleiros de Dragões. Volta, então, até Rhunon que descobre um jeito de burlar seu juramento e forjar a espada. Depois, Eragon decide nomeá-la de Brisingr, que quer dizer fogo na Língua Antiga e foi a primeira magia usada por ele. Além do mais, toda vez que segurava a espada e dizia Brisingr, a espada pegava fogo, mas não se queimava. (Daí o nome do livro).
    Depois disso, Eragon e Saphira voltam aos Varden, no meio do cerco à Feinter, e os ajudam a invadir a cidade. Eragon desce de Sphira e vai atrás de Arya, que havia invadido, mas estava em apuros. Os dois entram no pátio e conseguem abrir os portões e colocar os Varden para dentro. Depois disso todos lutam contra a cidade.
    Esse livro é o mais surpreendente, é onde a maioria dos segredos é revelada, e é o único livro onde Galbatorix aparece, apesar de ser só pela voz.


Características do Livro
Autor: Christopher Paolini
Título Original: Brisingr
Título Português: Brisingr
Ano: 2008/2009
Editora: Rocco
Número de Paginas: 720

2 comentários:

  1. Estou me interessando por essa saga, ainda não tive tempo para ler nenhum mais assim que conseguir quero engajar a leitura deste livro. Boa resenha

    sempre-lendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu desisti dessa saga :/ UAHSAUS sei lá, achei o primeiro livro bacana, mas não parece a minha cara. De todo jeito, li as três resenhas do livro e gostei delas. ficaram boas, parabéns (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir